BG Super Gospel Mais
sexta-feira , 9 maio, 2025
InícioAssuntos DiversosExplorando o recurso de Covers e Versões

Explorando o recurso de Covers e Versões

Desde o início deste blog estamos tratando do lançamento de canções inéditas. Porém existem dois recursos bem interessantes que o artista pode (e deve) usar de forma estratégica, tanto para se divulgar, quanto para aumentar suas opções de repertório.

Vamos falar sobre Versão e Cover.

Versão musical é quando o artista “versiona” a obra musical de um idioma para outro.

Geralmente vemos um artista dizendo que “vai fazer uma versão samba de uma música que tem o ritmo rock”. Nesse caso, seria uma releitura de uma música de arranjo original no estilo samba, para uma releitura com o arranjo no estilo rock e não uma versão.

Versão é quando há alteração de letra, normalmente de um idioma para outro.

Ao gravar versões o artista visa a possibilidade de atrair o público que acompanha o artista que interpreta a versão original. Lembrando que, para distribuir uma versão nas plataformas digitais, será necessário pedir autorização para a editora que cuida da obra.

Essa autorização não é com o artista que canta a música originalmente. Essa autorização não é com o selo ou com a gravadora e muito menos com o fulano que tem um amigo que conhece um cara que conhece o autor. Essa autorização é realizada apenas com a editora, até para que o artista fique protegido judicialmente.

E quanto ao cover?

Cover é uma palavra de origem inglesa usada para a regravação de uma música por um artista ou para uma banda que toca músicas e se apresenta da mesma forma que a original.

Ao gravar covers o artista também visa a possibilidade de atrair o público que acompanha o artista que interpreta a versão original. Lembrando também que, para distribuir uma versão nas plataformas digitais, será necessário pedir autorização para a editora que cuida da obra e ter todos os cuidados que citei em relação às versões.

Como estratégia, o cover é muito usado pelos artistas para gerar conteúdo em suas redes sociais, principalmente no YouTube. Porém, já é notório o crescimento da exploração do uso de covers no Reels do Instagram e no TikTok.

Importante registrar que o cover, quando distribuído no YouTube, não precisa de autorização, desde que o canal ou o vídeo não seja monetizado. Dessa forma, o Contend Id do YouTube reconhece o áudio e envia a monetização pra o autor/editora responsável. Caso o vídeo ou o canal seja monetizado, existe uma grande possibilidade do vídeo ser tirado do ar e o artista ser penalizado pelas políticas da plataforma.

❤️ Já segue a gente no Instagram?
Tem conteúdo novo todo dia!

👉 Seguir @supergospelmais
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Roberto Azevedo
Roberto Azevedohttps://pordentrodostreaming.com
Músico com formação pelo CIGAN, atua no mercado musical desde 2005, quando começou a escrever para o portal SuperGospel, tornando-se editor-chefe em 2006. Com experiência em distribuição digital, cofundou a agência 2RA, responsável por mais de 100 lançamentos. Também atua na logística de grandes nomes do mercado e faz assessoria de imprensa e agenciamento para a cantora Marcela Tais desde 2011
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

ÚLTIMAS

ARQUIVO

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Fatal error: Uncaught TypeError: call_user_func(): Argument #1 ($callback) must be a valid callback, class "JSMin" not found in /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/deprecated/vendors/classes/class-minify-html.php:284 Stack trace: #0 [internal function]: Minify_HTML->_removeScriptCB(Array) #1 /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/deprecated/vendors/classes/class-minify-html.php(110): preg_replace_callback('/(\\s*)<script(\\...', Array, '<!doctype html ...') #2 /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/deprecated/vendors/classes/class-minify-html.php(53): Minify_HTML->process() #3 /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-super-minify/wp-super-minify.php(249): Minify_HTML::minify('<!doctype html ...', Array) #4 [internal function]: wpsmy_minify_html('<!doctype html ...', 9) #5 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/functions.php(5471): ob_end_flush() #6 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #7 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters('', Array) #8 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #9 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/load.php(1304): do_action('shutdown') #10 [internal function]: shutdown_action_hook() #11 {main} thrown in /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/deprecated/vendors/classes/class-minify-html.php on line 284