BG Super Gospel Mais
domingo , 4 maio, 2025
InícioStreamingPrimeiros passos no Youtube Shorts

Primeiros passos no Youtube Shorts

08YouTube Shorts é a novidade mais recente (pelo menos até a data de publicação desse artigo) do universo de vídeos verticais e de curta duração focado em usuários de smartphone. O formato que foi iniciado pelo Instagram Stories e consolidado pelo TikTok, ainda conta o Instagram Reels e o app Kawaii.

Assim como nos seus “concorrentes”, no YouTube Shorts o artista pode capturar imagens, encadear clipes, adicionar trilhas e usar vários outros recursos para engajar sua audiência com conteúdos rápidos e dinâmicos, porém com a vantagem de usar a audiência da plataforma de vídeos mais acessada no mundo.

Não é possível criar e enviar um Short pelo computador, porém o YouTube permite que o usuário possa fazer o upload de um arquivo e publicá-lo, desde que tenha até 60 segundos. Segue abaixo um passo a passo de como usar o aplicativo através de um smartphone.

1 – Abra o app do YouTube, faça o login e toque no botão “Criar”. Depois, selecione “Criar um Short”.

2 – Clique em “Adicionar áudio” para navegar pela biblioteca e escolher a melhor trilha para o seu conteúdo. O artista também pode navegar entre os Shorts e, quando gostar de uma música, clicar em “Usar este som”.

3 – Grave um ou mais vídeos que irão compor o seu projeto. Basta manter o botão de captura pressionado ou clicar uma vez para iniciar e outra vez para parar de gravar. É possível também acessar a galeria do celular e adicionar um vídeo já gravado.

4 – Depois de gravar, o artista pode editar o vídeo com filtros, textos, legendas e outros recursos de edição.

5 – Para finalizar, basta clicar em “Próximo” para adicionar um título e, depois, clique em “Enviar”.

Na nossa opinião, o Shorts é uma excelente opção para tentar aumentar as taxas de engajamento, pois ele dá a oportunidade de experimentar com novos conteúdos e, quem sabe, atingir uma parcela nova de público.

Porém, o artista não deve esquecer que muitos usuários estão na plataforma para aprender coisas novas ou/e para observar processos de criação. Por isso, os tutoriais e os bastidores, como por exemplo, “como compus essa música”, “como toco aquele refrão”, “making of da gravação de um clipe”, “faixa a faixa contando curiosidades de um repertório”, “equipe roteirizando um videoclipe” e etc, são alguns dos tipos de conteúdo com maior potencial de sucesso para o artista, se ele conseguir compilar isso de forma objetiva e criativa em 60 segundos.

Ele também não pode deixar de fazer um planejamento do que vai publicar e um roteiro do que vai gravar. Sair fazendo shorts a esmo, sem um objetivo, é desperdiçar tempo e oportunidade.

Para o artista que já possui um canal ativo, além das opções citadas acima, existe também outra forma de criar um Short, que é utilizar um vídeo longo já publicado. Para isso, ele deve ir até o vídeo e clicar em “Criar” nas opções de interação (ao lado de Curtir, Compartilhar etc.). A ferramenta vai carregar o vídeo já publicado para que ele corte, adicione trilha, acelere o filme e edite como quiser. Depois, é só publicar como um Short.

Apesar de ter sido lançado em setembro 2020 e de ter chegado no Brasil em junho de 2021, a opção de monetização só teve início em fevereiro de 2023. Para participar do Programa de Parcerias do YouTube (YPP) e ser remunerado pelos Shorts, o artista precisa ter mil inscrições e 4 mil horas de exibição públicas válidas ou 10 milhões de visualizações em 90 dias.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Roberto Azevedo
Roberto Azevedohttps://pordentrodostreaming.com
Músico com formação pelo CIGAN, atua no mercado musical desde 2005, quando começou a escrever para o portal SuperGospel, tornando-se editor-chefe em 2006. Com experiência em distribuição digital, cofundou a agência 2RA, responsável por mais de 100 lançamentos. Também atua na logística de grandes nomes do mercado e faz assessoria de imprensa e agenciamento para a cantora Marcela Tais desde 2011
ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -

ÚLTIMAS

ARQUIVO

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Fatal error: Uncaught TypeError: call_user_func(): Argument #1 ($callback) must be a valid callback, class "JSMin" not found in /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/deprecated/vendors/classes/class-minify-html.php:284 Stack trace: #0 [internal function]: Minify_HTML->_removeScriptCB(Array) #1 /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/deprecated/vendors/classes/class-minify-html.php(110): preg_replace_callback('/(\\s*)<script(\\...', Array, '<!doctype html ...') #2 /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/deprecated/vendors/classes/class-minify-html.php(53): Minify_HTML->process() #3 /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-super-minify/wp-super-minify.php(249): Minify_HTML::minify('<!doctype html ...', Array) #4 [internal function]: wpsmy_minify_html('<!doctype html ...', 9) #5 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/functions.php(5471): ob_end_flush() #6 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #7 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters('', Array) #8 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #9 /home2/robe9857/public_html/wp-includes/load.php(1304): do_action('shutdown') #10 [internal function]: shutdown_action_hook() #11 {main} thrown in /home2/robe9857/public_html/wp-content/plugins/wp-rocket/inc/deprecated/vendors/classes/class-minify-html.php on line 284